Futebol e Marketing

Porque é que o marketing digital é tão importante no desporto?

Porque é que o marketing digital é tão importante no desporto? 

A globalização do futebol, principalmente das grandes ligas, como a Premier League e La Liga, tem permitido que os clubes alcancem seguidores em qualquer parte do planeta, rompendo assim a limitação geográfica que existia até então.

Esta nova realidade fez do marketing digital desportivo uma ferramenta fundamental para os clubes de futebol, que num primeiro momento se limitavam a adotar um posicionamento semelhante a qualquer outra marca. Agora, a estratégia mudou porque passa a ser possível aumentar a receita.

Os patrocinadores desempenham um papel fundamental na gestão dos clubes de futebol, pois são parceiros comerciais com enorme influência na sua gestão económica, para além de terem impacto na imagem de cada clube perante os respetivos públicos. As novas tecnologias proporcionam flexibilidade para uma adaptação a comportamentos e hábitos de consumo em constante evolução.

Ainda há muito por explorar sobre o assunto, mas não há dúvida de que o uso da Internet na promoção de uma marca, produto, serviço, evento ou instituição desportiva pode ter um impacto muito maior no público em geral, assim como na captação e interesse de futuros patrocinadores. 

Um dos grandes objetivos em termos de marketing e comunicação é a internacionalização da sua imagem. Portanto, é importante considerar também a gestão das redes sociais nos clubes desportivos. O seu posicionamento nas diversas plataformas reflete a imagem da organização perante quem as visita, em qualquer momento e em qualquer lugar do planeta.

Um Golo chamado Marketing

Para os dirigentes, as vitórias não são alcançadas apenas dentro de campo. Embora seja fundamental vencer nas quatro linhas, há jogos de igual importância que são disputados nos mais diversos departamentos do clube.

Além de captar mais patrocínios e portanto, mais receitas que lhes permitam melhorar as instalações, contratar jogadores e manter as finanças saudáveis, os dirigentes também têm de se preocupar em oferecer aos seus seguidores o que eles precisam para se sentirem vinculados ao clube.

Desta forma, ficou demonstrado que a divulgação de conteúdos em diferentes plataformas é essencial para criar uma relação forte com os adeptos, sobretudo se os adeptos mais fervorosos não estão a ser alcançados de forma eficaz.

No que se refere à gestão e utilização das redes sociais pelos responsáveis da comunicação digital nos clubes profissionais, deve-se ter em consideração vários parâmetros, particularmente a relação com o público. Neste século, um dos objetivos mais importantes dos clubes é a fidelização dos adeptos, bem como de outros públicos que podem influenciar de forma decisiva a gestão de marketing destas entidades. Nesse sentido, as redes sociais desempenham um papel fundamental neste objetivo.

Os dirigentes de futebol são chamados a projetar e usar as possibilidades disponibilizadas pelo marketing e pela comunicação digital para garantir que os adeptos revivam a experiência do futebol como um produto.

O marketing digital é um golo seguro, mas requer uma série de etapas para chegar à baliza. 

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